A vida é feita de barreiras, obstáculos, conquistas e perdas. Saber compreender como a vida funciona é a base para a nossa felicidade.
Todos nós chegamos ao mundo sem compreender nada daquilo que nos cerca. Desde bebezinhos vivemos sempre em busca de algo, para aprender ou compreender.
A nossa caminhada parece perfeita na infância. Tudo se encaixa, nossas responsabilidades são poucas e nos sobra tempo para sorrir e aproveitar a vida.
01 of 4 No entanto, isso muda a partir do momento em que começamos a crescer
Tudo parece mais intenso e gigante e de repente nós nos vemos encolhidos e muitas vezes perdidos no espaço.
De repente chegamos a fase adulta e as obrigações e sobretudo nossas decisões começam a estar conosco e nos acompanhar para o resto dos nossos dias.
Daí começamos a nos questionar: Estamos indo para o caminho e a direção certa? Será que nossas escolhas foram as melhores? E mais ainda será que temos orgulho do ser humano que nos tornamos?
Como uma dúvida cruel, isso começa a instalar-se na nossa mente. Essas dúvidas podem muitas vezes balançar o que somos e o que estamos procurando em relação aquilo que conquistamos e nos tornamos.
À medida que a vida vai passando e o tempo correndo cada vez mais depressa nossas dúvidas e questionamentos aumentam de maneira gritante.
02 of 4 As vozes da nossa cabeça simplesmente nos dominam e nem sequer temos mais a certeza de nada daquilo que nos cerca.
Nessa hora procuramos aquilo que todos aqueles fazem: procurar ajuda com o nosso Deus salvador. Aquele ser supremo que acreditamos que nos dá e continuará nos dando a resposta para nossas dúvidas sempre.
Deus nos dá uma resposta. Não, Deus não nos dá resposta alguma. Essa luta é nossa, ele apenas nos conduz rumo ao conhecimento e sabedoria que precisamos encontrar sozinhos.
O propósito de Deus é apenas um. A capacidade de nos habilitar para as escolhas e caminhos certos da nossa vida. A vida é uma só e devemos estar seguros de tudo que realmente acreditamos e todas as nossas escolhas juntas.
03 of 4 O que devemos esperar da nossa vida?
Você pode estar esperando e querendo o mundo todo para si. Principalmente na nossa juventude. Tudo é mais propício para as nossas conquistas e o mundo nos encoraja a desmembrar mares e oceanos.
A luta não é igual para todos. Tudo depende das circunstâncias e possibilidades de cada um de nós. Procuramos o trabalho dos sonhos, os amigos mais leais, o amor mais puro e verdadeiro.
Lutamos bravamente até conseguir todas essas coisas. E depois de muito esforço, acabamos por conseguir. Finalmente vem a glória. Conseguimos o que queríamos.
Devemos estar felizes com os melhores rumos da nossa vida. Nossos principais sonhos se realizaram. E a partir daí é nossa obrigação ser feliz e só aproveitar o restante de nossas vidas.
Mas de repente, ainda assim nos deparamos com aquela dúvida cruel novamente: o que eu me tornei e o que eu vou deixar para os meus descendentes?
A preocupação agora é outra. Passamos a nos preocupar com o que de fato construímos na vida e o que vamos deixar de legado para o mundo.
Quem somos nós num universo tão grande e tão desconhecido? Faz sentido vivermos no mesmo mundo em que nós desperdiçamos a nossa comida simplesmente porque ela não é a mesma do dia enquanto milhões de crianças ainda passam fome?
Faz sentido ganhar rios de dinheiro sem compartilhar o mínimo com alguém que não tem nada? Ah, mas fulano está nessa situação porque quer, todos temos as mesmas oportunidades e a capacidade de escolha…
Se isso é verdade então porque ainda estamos procurando quem somos e qual é o nosso lugar no mundo? Porque é tão fácil viver a vida, deixar o tempo passar e tão difícil encontrar a resposta para aquilo que procuramos?
04 of 4 O que devemos saber sobre a vida?
Após todos esses argumentos você ainda continuará se vendo perdido no tempo e no espaço. O que tem uma coisa a ver com a outra? Qual a resposta e qual o intuito desses questionamentos?
A resposta é simples e óbvia. A vida não é um parque de diversões nem tampouco uma selva onde só os grandes reinam. A vida é um estado e esse estado vive justamente por conta da sua inconstância.
Não existe vida perfeita, não existe vida curta ou vida rápida, a definição do que é viver está ao nosso redor.
Vamos passar por esse mundo e ainda assim não vamos e Deus nem quer que saibamos de tudo sobre o mundo. A vida passa e nossa caminhada é única e imperfeita.
Única porque apenas cada um de nós tem o poder de decidir como viver. Imperfeita porque nem sempre vamos conquistar tudo que queremos para nos sentirmos felizes e realizados.
A mensagem final é que a vida não se explica nem se entende apenas se vive e as conclusões não importa, o que importa é o que queremos da vida e o que fazemos para entender, compreender e principalmente alcançar.
Os nossos sonhos e o desenrolar da nossa vida é que definem o que é viver a vida.